Estrutura
O laboratório possui uma infraestrutura que permite a realização de pesquisas de engenharia em alto nível científico e tecnológico, mais especificamente estudos envolvendo fenômenos de interação fluido estrutura. A estrutura do LIFE permite análises da interação fluido estrutura em uma via (perturbações do fluido na estrutura, ou vice-versa) ou em duas vias. Isto se deve aos seguintes recursos disponíveis no laboratório:
- Canal experimental;
- Sistemas de geração de ondas;
- Plataforma rebocadora de estruturas;
- Túnel de vento;
- Programas para modelagem numérica;
- Novo prédio - CENTECO.
Canal do LIFE
O canal de ondas possui 16 metros de comprimento e seção transversal retangular de 0,71 metros de largura por 0,79 metros de altura. As paredes laterais e o fundo do canal são de vidro comum estando apoiados em uma estrutura metálica reticulada.
Gerador de Ondas
O canal é equipado com um gerador do tipo cunha que é excitado com movimento harmônico com amplitudes que variam de zero a 15 cm e frequências que variam de 0,3 a 1,5 Hz.
Plataforma para Reboque
O movimento relativo é produzido por uma plataforma que se desloca sobre o canal, rebocando as estruturas com velocidade controlada. Além do movimento de translação, a plataforma possui mecanismos de imposição de movimentos oscilatórios forçados em até dois grupos de cilindros. Os dois movimentos oscilatórios são independentes nas suas amplitudes e frequências. O sistema mecânico permite um controle adequado da velocidade longitudinal na faixa de 0,025 m/s a 1,0 m/s. Os movimentos secundários são controlados até uma amplitude máxima de 0,1 metros, na faixa de frequência entre 0,1 e 5 Hz.
Sensoriamento e Aquisição
Velocimetria por imagem de partículas (PIV), anemometria de temperatura constante, sensores de nível capacitivos, acelerômetros, extensômetros e transdutores de pressão.
Diversos sistemas de aquisição de dados da National Instruments (NI), todos controlados pelo programa LABVIEW.